Cresce a demanda por crédito entre as MPEs

20 de fevereiro de 2015
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

creditoLevantamento da Serasa Experian mostra que a demanda das empresas por crédito aumentou 6,4% em janeiro, na comparação com o mesmo período do ano passado, e subiu 12,3% ante dezembro. De acordo com a pesquisa, essa elevação se deve à recomposição de estoques, comum em início de ano após as vendas do Natal.
Segundo a Serasa, o aumento na demanda foi puxado por micro e pequenas empresas. Isso pode significar que, diante da maior seletividade das instituições financeiras, as MPEs estejam buscando fontes alternativas de financiamento, como o crédito mercantil.

A demanda por crédito das MPEs aumentou 7,5% na comparação com janeiro e subiu 13,1% ante dezembro. Nas médias empresas, a procura cresceu apenas 1,9% no primeiro mês do ano ante dezembro, mas caiu 10,2% ante janeiro de 2014.

Empresas de todos os setores econômicos registraram elevação na demanda por crédito no primeiro mês do ano. A maior alta ocorreu na indústria, com crescimento de 15,5% frente a dezembro. No comércio a elevação foi de 12,2% ao passo que no setor de serviços o crescimento foi de 11,9%.

Em comparação com o mesmo mês do ano passado, o comércio exibiu a maior elevação na demanda por crédito: 8,9%, seguida pelos serviços, em que a alta foi de 6,3%. Na indústria houve retração de 2,9%.

A demanda foi mais acentuada na região Sul, com expansão de 13,8% em relação a dezembro, seguida de perto pelas altas de 12,6% e de 12,4% ocorridas no Sudeste e no Nordeste, respectivamente. Nas demais regiões, o crescimento foi de 10,5% no Centro-Oeste e de 8,8% na região Norte.

Fonte: Valor On Line

Deixe um comentário!