Conquistas olímpicas dependem da educação, diz Afif

21 de agosto de 2012
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

A sede do Clube Pinheiros de São Paulo recebeu, nesta segunda-feira, 20 de agosto, a terceira edição do Prêmio Empresário Amigo do Esporte. O evento, que celebra o apoio da iniciativa privada aos atletas, homenageou as empresas que acreditam no poder transformador do esporte brasileiro e investiram no setor em 2011, por meio da Lei de Incentivo.

Medalhista de prata na última Olimpíada, o nadador Thiago Pereira destacou a importância do investimento privado no setor esportivo: “Os empresários fizeram parte das conquistas olímpicas do esporte brasileiro com os investimentos realizados. Espero que invistam cada vez mais e consigamos ter mais medalhistas nas próximas Olimpíadas”. Já o velejador Robert Scheidt enfatizou a importância do evento para uma reflexão sobre o próximo ciclo olímpico e uma oportunidade de “agradecer às empresas que tanto apoiaram o esporte nos últimos anos”, disse.

Afif reconhece a importância do financiamento público e privado no esporte. Porém, ressalta que o maior investimento deve ser em educação. “Nos Estados Unidos, por exemplo, os grandes atletas são formados nas escolas e universidades, que funcionam como grandes celeiros de futuros medalhistas olímpicos. Os talentos são incentivados não através de cotas ou compadrio, mas sim por mérito, premiando a eficiência. Esporte é meritocracia. Além disso, de nada adianta um investimento público vultoso no setor se não existir eficiência na distribuição e aplicação dos recursos”, afirma.

Fonte: Ministério do Esporte

Deixe um comentário!