Computação em nuvem traz vantagens às MPEs

8 de janeiro de 2014
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

A computação em nuvem tem chamado a atenção das micro e pequenas empresas pela economia e agilidade, e gerado crescimento na receita destes empreendimentos. É o que mostra uma pesquisa do Boston Consulting Group, que aponta um aumento médio de 28% entre 2010 e 2012 no crescimento dos pequenos negócios que investiram em tecnologia e inovação como a cloud computing.

Entre as vantagens que a computação em nuvem oferece às MPEs está a ampliação da competitividade no ambiente em que atuam e a possibilidade de colocá-las na disputa diante das grandes corporações, uma vez que permite o acesso a soluções empresariais que apenas as grandes companhias dispunham anteriormente. A redução de custos e a otimização do trabalho também estão entre os benefícios desta tecnologia, junto com a possibilidade de centralização de informações na internet, o que agiliza o trabalho e aumenta as oportunidades de colaboração.

Porém, ao investir em inovações tecnológicas, é importante que o micro e pequeno empresário se mantenha constantemente atualizado para garantir a competitividade, acompanhando eventos e tendências no ambiente externo. Também é preciso que o proprietário do negócio envolva-se no processo de implantação das novas ferramentas, fornecendo treinamento e educação apropriados aos funcionários para que as soluções sejam usadas da melhor forma possível e tragam as melhorias esperadas.

 

Deixe um comentário!