Cidadania ACP entregue a Guilherme Afif

27 de fevereiro de 2014
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

O ministro-chefe da Secretaria da Micro e Pequena Empresa (SMPE/PR), Guilherme Afif, recebeu nesta terça (25) o título de Cidadania ACP, concedido a personalidades que se destacam na esfera pública ou empresarial pelo respeito à ética e transparência. O evento contou com a presença do governador Beto Richa.

Em seu discurso de apresentação, o presidente Edson José Ramon enfatizou que a homenagem ao ministro é “a evocação de sua passagem pela presidência da Associação Comercial de São Paulo e as extraordinárias vitórias obtidas em prol do desenvolvimento do setor produtivo”.

Ainda na manhã de ontem Afif esteve na ACP em evento paralelo para apresentar a Caravana da Simplificação – encontros pelo país realizados com o intuito de promover o novo Simples Nacional e a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), processo único que vai integrar todos os órgãos e entidades da União, Estados e Municípios envolvidos com a legalização de empresas. Curitiba é a quarta das 27 capitais a receber a Caravana.

Ao tomar a palavra, o ministro contou sua trajetória na luta pelas micro e pequenas empresas que, por exemplo, compõem cerca de 90 por cento do quadro de associados da ACP, adotando proposições para tornar ainda menos burocratizado o Simples Nacional. Além disso, tanto na iniciativa privada, em posições de comando nas entidades de classe, foi notória sua atuação em defesa do associativismo e, sobretudo, nas lides do Parlamento e como candidato à Presidência da República em 1989, quando foi o candidato mais votado no Paraná.

Sobre suas atividades na constante luta pela simplificação tributária, Afif afirmou que “o simples deve ser o mantra de todos nós com o intuito de facilitar a vida dos cidadãos que precisam ser protegidos contra a burocracia paralisadora que domina o Brasil. Ela impede o progresso e desestimula o empreendedorismo.” Segundo o ministro, o próximo passo à frente da secretaria nacional será a criação de um site que funcionará como balcão de atendimento para todas as empresas, capaz de propiciar o desenvolvimento do processo completo desde a abertura de um CNPJ até seu fechamento.

Também participaram da reunião o presidente da Federação das Indústrias, do Estado do Paraná (FIEP) Edson Campagnolo, o diretor nacional do Sebrae José Claudio, presidente da Junta Comercial do Paraná (Jucepar) Ardisson Akel, o secretário da Indústria e Comércio e Relações com o Mercosul, Ricardo Barros, o presidente da Confederação Nacional das Micro e Pequenas Empresas (Conampe), Ercilio Santinoni e o deputado federal Eduardo Sciarra.

 

Fonte: Associação Comercial do Paraná

Deixe um comentário!