Centro Sebrae de Sustentabilidade recebe certificação internacional

6 de setembro de 2016
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

Brasília – O Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS), referência nacional doSebrae para a produção e difusão de conhecimento sobre o tema junto aos pequenos negócios, conquistou a mais importante certificação internacional para construções sustentáveis. O edifício, localizado em Cuiabá (MT), recebeu a classificação “Excelente” do Building Establishment Environmental Assessment Method (BREEAM) In-Use, da BRE certificadora do Reino Unido.

A entrega do certificado vai acontecer às 15h desta terça-feira (6), na sede do Sebrae Nacional, em Brasília (DF). A solenidade terá a participação do presidente  da instituição, Guilherme Afif Domingos, do superintendente do Sebrae em Mato Grosso, José Guilherme Barbosa Ribeiro, de um representante da Embaixada Britânica em Brasília, além de representantes da certificadora. A placa oficial será colocada no prédio em Cuiabá em um evento na quinta-feira (8).

O prédio do CSS é o primeiro em toda a América Latina a receber essa classificação. O Centro, inaugurado em 2010, já atendeu mais de 60 mil pessoas e produz conteúdos para apoiar o atendimento a empreendedores em mais de 600 pontos de atendimento do Sebrae. Visitantes de 20 países já conheceram o edifício e mais de 5,5 milhões de pessoas já acessaram os conteúdos on line à disposição no Centro.

“Esse reconhecimento comprova o cuidado e a atenção que o Sebrae tem dedicado a essa temática. As práticas sustentáveis são aliadas contra a crise e no Centro Sebrae de Sustentabilidade são criados conteúdos exclusivos para mostrar aos empresários que é possível ser mais rentável, reduzindo impactos no meio ambiente e contribuindo para um desenvolvimento social mais justo e igualitário”, afirma o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos.

Presente em mais de 77 países no mundo, o método de certificação já foi aplicado em mais de 500 mil edifícios, alguns deles ícones em sustentabilidade, como o n.º 10 de Downing Street, a casa do primeiro-ministro britânico em Londres. Para certificar um prédio já construído, a BRE faz uma avaliação sobre o grau de sustentabilidade dos edifícios, baseada em critérios específicos.

A modalidade de certificação BREEAM In-Use avalia as ações para minimizar os impactos ambientais da edificação durante seu uso e operação. As questões avaliadas envolvem: gestão da construção; consumo de energia; consumo de água; poluição; materiais; saúde e bem-estar; transporte; gestão de resíduos; uso do terreno e ecologia e inovação. Os prédios do BNDES, no Rio de Janeiro, e a sede da L’Oréal, no México, receberam a certificação em anos anteriores, mas a classificação ambiental BREEAM In Use do CSS é a mais alta já concedida na América Latina.

Prédio sustentável

Concebido pelo arquiteto mato-grossense José Afonso Portocarrero, doutor em Edificações Indígenas, o prédio do Centro Sebrae de Sustentabilidade é um convite à vida e ao resgate do equilíbrio no uso de recursos naturais do planeta. As técnicas utilizadas na construção permitem economia de cerca de 50% em água e energia.

Projetado com base no conceito de arquitetura sustentável e no resgate das culturas indígenas brasileiras, que desenvolveram soluções de conforto térmico para o clima tropical, o prédio certificado tem formato ogival, como as ocas indígenas. A obra segue a orientação do sol (nascente-poente), com beirais que evitam a radiação direta e possível diminuição do conforto térmico.

Possui pé direito de 7,5 metros e tem sua aerodinâmica e cobertura projetadas em duas cascas (exterior e interior), espaçadas por cerca de 30 cm. Essa prática permite que a água da chuva permeie seu interior para resfriamento natural ao mesmo tempo em que a casca exterior protege a interior. O ar quente é encapsulado e possibilita temperatura interna mais baixa (até 10ºC em relação ao exterior) e constante em todo o pavimento térreo.

O prédio possui: Iluminação natural – com lâmpadas solares e brises; Coleta seletiva e reciclagem; Captação e aproveitamento da água da chuva; Compostagem – eliminou o descarte de materiais orgânicos com as técnicas vermicompostagem (minhocas) e compostagem com esterco; Biodiversidade – o prédio manteve a topografia original do terreno e seu jardim representa os três biomas encontrados no Mato Grosso; Reaproveitamento de materiais – latas substituem vasos, garrafas demarcam áreas do jardim e pneus viraram floreiras; Valorização da cultura local – com peças de todo o Brasil; e Certificações.

As inovações renderam ao projeto e à edificação o nível “A” na certificação Procel Edifica, da Eletrobrás, concebido apenas para edifícios de alta performance em eficiência energética e conforto térmico e ambiental no país.

Assista ao vídeo e conheça mais sobre nossa história.

Ações sustentáveis

O CSS disponibiliza publicações gratuitamente, como cartilhas, infográficos, vídeos, estudos e análises setoriais, além de contar histórias de sucesso de empresas que se tornaram referência ao implementar práticas sustentáveis. Os materiais são construídos levando em consideração as diferentes realidades dos empresários brasileiros: setores, segmentos, tamanho, região e potencial impacto ao meio ambiente, resultando em diversas ações e publicações segmentadas. Todo o conteúdo produzido pelo Centro Sebrae de Sustentabilidade é distribuído para os estados, apoiando o atendimento em mais de 600 pontos em todo o país.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

Deixe um comentário!