Ceará ganha Unidade Móvel de Empreendedorismo

24 de julho de 2013
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

CEARÁ – O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), entrega aos cearenses nesta quarta-feira (24), na Praça do Ferreira, a Unidade Móvel de Empreendedorismo, que ali permanecerá por três dias. A partir de agosto, a carreta baú, com equipamentos de informática, salas de consultoria jurídica e de atendimento para formalização de pequenos negócios, auditório para oficinas e palestras, etc, percorrerá o interior cearense e os bairros periféricos da capital, promovendo ações de formação profissional, formalização do empreendedor individual, microcrédito orientado e consultoria social.

O objetivo é beneficiar 60 municípios já neste ano, cinco a cada mês, em articulação com entidades públicas, privadas e comunitárias de cada município. A meta é, mensalmente, formalizar 160 empresas, capacitar 720 empreendedores e realizar 130 orientações de crédito. “Nosso objetivo é colaborar com o desenvolvimento sustentável dos negócios, sobretudo dos micro e pequenos, em todo o Ceará”, destaca o titular da STDS, Evandro Leitão.

Resultados

Dados do Sebrae mostram que ainda há entre 400 e 700 mil trabalhadores informais no Ceará. A Unidade Móvel de Empreendedorismo é mais uma ação da STDS voltada para trabalhadores autônomos, com o objetivo de incluí-los nos mais variados segmentos por meio de atividades de assessoria técnica, difusão da política pública de capacitação, formalização e inclusão social dos empreendedores individuais.

De 2012 até junho deste ano, foram formalizados pela Central Fácil, em Fortaleza e em Juazeiro do Norte, 4.001 empreendedores individuais. Além disso, 1.087.542 pessoas foram atendidas pelas unidades em ações de capacitação e consultoria. Por meio dos 15 Polos de Atendimento ao Empreendedor Individual localizados na capital, a STDS também capacitou, no mesmo período, 28.459 pessoas. Já de em 2013, foram realizadas 2.615 consultorias in loco.

 

Fonte: Governo do Estado do Ceará

Deixe um comentário!