Carga tributária brasileira é uma das maiores do mundo

2 de julho de 2012
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

O Brasil é um dos países que mais cobra impostos no mundo. Muita gente já ouviu falar nisso. Números recentes reafirmam esse cenário. O valor de todos os tributos cobrados em 2011 no país (US$ 704,1 bilhões) equivale a 34% do PIB brasileiro. Nesse quesito ficamos atrás apenas de alguns países europeus – França, Alemanha, Itália, Holanda e Reino Unido. A diferença é que essas nações investem muito mais em serviços básicos, como educação e saúde. A população paga seus impostos e tem um retorno disso – o que não se verifica aqui no Brasil.

Entre os Brics – Brasil, Rússia, Índia e China (nações em desenvolvimento que se destacam no cenário mundial), a carga tributária brasileira é a campeã. Os governos chinês, russo e indiano cobraram de impostos, em 2011, respectivamente 24%, 19% e 12% de seus PIBs.

O peso dos impostos no Brasil também é maior que o de países como Estados Unidos (24%) e México (10%). Todas essas informações estão num estudo da UHY, uma rede internacional de contabilidade e auditoria.

O que Afif tem a ver com isso?

Afif defende que todo cidadão brasileiro tem o direito de saber exatamente o quanto paga de impostos por produto ou serviço comprado. Segundo ele, tais informações são fundamentais para que a população possa exigir do governo a contrapartida em serviços públicos de qualidade, o que não vem acontecendo hoje. São dele projetos importantes neste sentido, como o Feirão do Imposto, o Impostômetro e o Simples. Leia mais.

 

Fonte: Estadão

 

 

Deixe um comentário!