Brasileiro trabalha 5 meses para pagar imposto

30 de maio de 2013
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

Em 2013, o brasileiro trabalhará 150 dias, ou quase cinco meses do ano somente para pagar impostos, taxas e contribuições aos cofres públicos. A conclusão é do estudo “Dias Trabalhados para pagar Tributos”, criado pelo IBPT, que considera a tributação incidente sobre rendimentos, patrimônio e consumo de produtos e serviços.

Segundo o presidente-executivo do instituto, João Eloi Olenike, em 2013 o contribuinte brasileiro destinará 41,08% do seu rendimento bruto para este fim. No ano passado, o percentual ficou em 40,98%. Mas apesar de contribuir cada vez mais com a crescente arrecadação tributária do País, o brasileiro continua não vendo a adequada aplicação destes recursos em serviços públicos de qualidade.

Olenike acredita que a Lei nº 12.741/12 – que obrigará a informação da carga tributária dos produtos e serviços nos cupons e notas fiscais ao consumidor – é um grande passo para despertar a consciência tributária do brasileiro, que assim terá melhores condições de cobrar a contrapartida do poder público. A Lei do Imposto da Nota, uma batalha de Afif por mais de 20 anos, entra em vigor a partir de 10 de junho de 2013.

Fonte: IBPT

Deixe um comentário!