Brasil supera países europeus em novos negócios

2 de agosto de 2012
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

A crise europeia vem se refletindo também no crescimento dos países. A observação aparece em uma matéria da revista The Economist que aborda o empreendedorismo na Europa e faz uma comparação entre os índices de crescimento de novos negócios no mundo. Segundo a revista, o Brasil possui a melhor taxa de empreendedorismo entre as principais economias mundiais. O texto cita a pesquisa do Global Entrepreneurship Monitor (GEM), que compila dados comparativos entre os países, onde o número de novos empreendedores nos países europeus aparece muito abaixo da classificação do Brasil. De acordo com a pesquisa do GEM, números de 2010 mostram que 17% da população adulta brasileira iniciou um novo negócio.

Segundo a Economist, “nos últimos cinco anos, o Brasil implementou diversos programas e políticas de auxílio a empreendedores e pequenos negócios, e estas ações refletem-se nos altos números da dinâmica do mercado interno”, diz a matéria.

De acordo com a pesquisa do IBPT sobre o crescimento do índice de abertura de empresas no Brasil, São Paulo é o estado mais empreendedor do país e possui 26% do total de MEIs criadas no ano de 2012. Serviços, comércio, indústria e agronegócios foram as áreas que mais cresceram. Para Afif, “o fortalecimento do empreendedorismo é o melhor caminho para que o Brasil possa superar o período de dificuldades que se vislumbra no curto prazo, em decorrência do recrudescimento da crise internacional”.

Deixe um comentário!