Brasil deverá contratar técnicos estrangeiros

18 de setembro de 2012
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

A escassez de mão de obra qualificada no Brasil fará com que os responsáveis pelos novos projetos de infraestrutura a serem lançados pela Empresa de Planejamento e Logística (EPL) tenham de buscar mão de obra estrangeira.

Em reunião na FIESP, o presidente da EPL, Bernardo Figueiredo, disse que há possibilidade de que sejam procurados técnicos e engenheiros na Europa, onde existem profissionais subutilizados em função da crise. Segundo ele, o governo quer reduzir o intervalo de tempo entre a confecção dos projetos e o início, de fato, das obras.

Nos últimos quatro anos, o número de vistos de trabalho no Brasil cresceu 60%. A crise nos Estados Unidos e na Europa provocou um êxodo de profissionais qualificados, fazendo com que hoje o Brasil receba profissionais até do Japão. Além disso, o crescimento da economia brasileira elevou os salários, em comparação ao resto do mundo.

Além de evitar atrasos nos novos projetos de rodovias, ferrovias, portos e aeroportos, a expertise dos profissionais europeus interessados em trabalhar no país também poderá ajudar a qualificar a mão de obra nacional.

“Temos um problema de mão de obra disponível e isso viria no esforço do país de criar contingente de profissionais qualificados”, afirmou o presidente da EPL ao jornal Valor Econômico.

Fontes: Valor Econômico e IstoÉ Dinheiro

Deixe um comentário!