Artesanato capixaba é destaque na Copa

12 de junho de 2013
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

ESPÍRITO SANTO – O Brasil se prepara para receber, entre 2013 e 2016, os principais eventos esportivos internacionais. Para atender ao grande fluxo de turistas, os empreendedores brasileiros estão buscando melhorias em seu atendimento. Com o objetivo de fomentar o comércio nesse período e também divulgar a qualidade do artesanato brasileiro, o projeto Expo-Art 2014, que conta com a parceria do Sebrae, vai levar produtos de artesãos do país às cidades-sede desses eventos. Entre eles, 15 grupos de artesanato capixabas.

Este ano, o evento é a Copa das Confederações, que começa no dia 15 de Junho. Os jogos serão em Brasília, Fortaleza, Belo Horizonte, Salvador e Rio de Janeiro. Tantos os moradores locais quanto os turistas dessas regiões terão a oportunidade de conhecer o trabalho dos artesãos brasileiros. A estimativa do Sebrae é receber, em cada mostra, ao menos 60 mil visitantes e alcançar mais de R$ 500 mil em volume de negócios, incentivando assim o desenvolvimento desse mercado e mostrando ao público a qualidade do artesanato brasileiro.

A escolha dos representantes capixabas foi realizada com o apoio do programa Sebrae de Artesanato Capixaba, do Sebrae no Espírito Santo. Foram levados em conta vários aspectos técnicos e culturais. “No início do ano, realizamos um diagnóstico em 32 unidades produtivas de artesanato e selecionamos os grupos aptos para participarem da exposição durante a Copa das Confederações no Distrito Federal e Rio de Janeiro”, explica a gestora do programa, Izolina Passos.

Com o apoio da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e de Empreendedorismo (Aderes), foram enviadas 3.376 peças por meio de um caminhão do Programa de Artesanato Brasileiro (PAB). No total são 15 unidades produtivas de artesanato, que foram selecionadas de acordo com a capacidade produtiva; uso de matéria-prima residual ou abundante na natureza; número de pessoas envolvidas na produção; representatividade cultural e iconografia; inovação, acabamento, qualidade e embalagem; e formalização do grupo.

Giovanna Barbosa é uma das artesãs que enviou produtos para a exposição. Ela é apoiada pelo programa de Artesanato Capixaba do Sebrae no estado e trabalha com conchas e escamas de peixe. “É uma grande oportunidade para o artesanato. Sem esse apoio, jamais conseguiria espaço em um evento grande como esse. O que vale muito, além da venda imediata, é a visibilidade do produto capixaba, a valorização é imensa”, revela a artesã, que mandou mais de 500 peças para a exposição.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

Deixe um comentário!