Aposentados apostam no empreendedorismo

23 de outubro de 2014
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

A pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), elaborada pelo Sebrae em parceria com o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP), mostra que do total de empreendedores que abriram uma empresa nos últimos três anos, cerca de 7% têm mais de 55 anos, provando que o empreendedorismo pode ser uma opção de vida para quem chega à aposentadoria.

A pesquisa GEM demonstra que 74% destes empreendedores abrem a sua empresa por oportunidade e não por necessidade. Essa porcentagem é superior à média geral das demais empresas, que é de 71%.

“Essa motivação faz do novo negócio um empreendimento mais qualificado, com uma gestão mais organizada e competitiva e, consequentemente, com mais chances de sobrevivência. Além disso, a maioria dos aposentados busca se sentir útil e vê o negócio próprio como um complemento de vida. Portanto, ele não sente a pressão e ansiedade pela qual os mais novos passam”, afirma o presidente do Sebrae, Luiz Barretto.

Essa faixa etária acima de 55 anos ainda está longe de ser maioria no universo de 9,2 milhões de micro e pequenas empresas no Brasil, mas além de demonstrar que aposentadoria não é mais sinônimo de ociosidade para milhares de brasileiros, evidencia que nunca é tarde para realizar o sonho de ter o próprio negócio.

Fonte: Exame

Deixe um comentário!