Afif leva Caravana da Simplificação ao Paraná

26 de fevereiro de 2014
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

Curitiba recebeu a Caravana da Simplificação nesta terça, 25, para pedir mobilização pela aprovação do Simples e promover a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim). No evento, que aconteceu na Associação Comercial do Paraná (ACP), o ministro Guilherme Afif apresentou as medidas que estão sendo tomadas na SMPE com o objetivo de trazer melhorias e facilidades aos micro e pequenos empresários. “Abrir e fechar empresa ainda é difícil, existem vários processos e cadastros que dificultam. Com a Redesim teremos um único balcão de atendimento, que é a Junta Comercial, com um cadastro único feito com o CNPJ”, disse Afif.

O ministro falou que o Paraná deverá servir de modelo para a implantação da RedeSim: “A atuação do Fórum com a Junta Comercial será fundamental para facilitarmos a vida do cidadão. Temos que integrar processos da União, dos estados e dos municípios”, enfatizou.

No encontro, Afif também falou sobre o tratamento jurídico diferenciado às MPEs, a importância do projeto Jovem Aprendiz no ambiente de negócios e as iniciativas para facilitar o acesso ao crédito.

“Nossa missão é solidificar a política de tratamento diferenciado para os pequenos. Neste processo precisamos estar juntos mais do que nunca. Nós estamos em uma cultura burocrática que precisamos enfrentar. Este é o começo das grandes mudanças no país”, disse.

O presidente da Associação Comercial do Paraná (ACP), Edson José Ramon, apoiou a iniciativa da Secretaria e classificou como “edificante”, a atuação do ministro em prol dos micro e pequenos empreendedores. Guilherme Afif foi contemplado com o título de Cidadania da ACP.

Também participaram do evento o presidente da Confederação Nacional das Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais, Ercílio Santinoni; o diretor de administração e finanças do Sebrae Nacional, José Cláudio dos Santos; o secretário de Estado da Indústria, do Comércio e Assuntos do Mercosul e presidente do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado do Paraná, Ricardo Barros.

Florianópolis será a próxima cidade a receber a comitiva, no dia 11 de março.

Deixe um comentário!