Votação do Novo Simples acontece nesta terça

28 de abril de 2014
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

A terça-feira, 29, será decisiva para a história das micro e pequenas empresas e a vida de milhares de empreendedores do País: após quase dois anos de tramitação, a votação do Projeto de Lei Complementar nº 221/2012, que atualiza a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa acontecerá em Brasília em sessão extraordinária marcada para as 13 horas, e vai contar com a presença do ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa Guilherme Afif. As propostas de alteração na Lei Geral estão entre os maiores avanços para o setor da micro e pequena empresa desde a promulgação da Lei, em 2006.

Segundo Afif, a aprovação do PLP tem como objetivo aumentar o apoio aos micro e pequenos empreendedores brasileiros. “Juntos, deixaremos o Brasil cada vez mais forte. Os pequenos negócios representam 97% do universo empresarial brasileiro e 52% da força do emprego. Precisamos nos mobilizar e garantir este avanço para setor”, destaca o ministro.

O texto do projeto é um substitutivo do relator, deputado Cláudio Puty (PT-PA). Se aprovado, vai permitir a inclusão, no regime de tributação do Supersimples, de quase 500 mil micro e pequenas empresas que faturam até R$ 3,6 milhões por ano. Desta forma, a classificação das empresas passa a ser pelo porte e pelo teto de faturamento e não mais em função da atividade do empreendimento.

A aprovação do Novo Simples também vai permitir que a substituição tributária seja extinta ou tenha um abatimento na íntegra para as empresas de pequeno porte. Atualmente, as secretarias de Fazenda dos estados utilizam esse mecanismo de arrecadação para cobrar antecipadamente o ICMS das mercadorias adquiridas pelos empreendedores. Isso significa que o empresário precisa pagar o ICMS antes mesmo de saber se os produtos serão vendidos.

O presidente do Sebrae, Luiz Barretto, comenta a importância dos aprimoramentos na substituição tributária. “Isso faz com que os donos de pequenos negócios fiquem sem capital de giro e corram o risco de quebrar ou de serem empurrados para a informalidade. Esse é um mecanismo que se banalizou para todas as categorias. Queremos que esse instrumento seja usado apenas para as empresas de maior porte”.

O aprimoramento do Supersimples é uma das principais bandeiras da Secretaria da Micro e Pequena Empresa. Até o fim de maio, o ministro terá visitado todos os estados brasileiros com a Caravana da Simplificação. O evento mobiliza os governos federal, estadual e municipal, além de representações comerciais, empresários e entidades do segmento, para debaterem o tema. Caravanas de empresários vindas de todos os estados prometem encher as galerias da Câmara com a presença de cerca de 1.500 pessoas.

1 comentário para “Votação do Novo Simples acontece nesta terça”

  1. wagner disse:

    Votou hoje ou nao? estamos anciosos.

Deixe um comentário!