Afif é confirmado à frente da SMPE

31 de dezembro de 2014
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

afif2 Mantido no cargo pela presidente Dilma Rousseff para o segundo mandato, o ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif, assumiu a pasta em maio de 2013 com a missão de reduzir a burocracia para o empreendedorismo no país.

Após um ano e meio no comando do ministério, Afif teve como uma de suas principais vitórias a ampliação do Simples Nacional, mecanismo que unifica o pagamento de tributos para pequenas e médias empresas.

Empresário com diversas passagens pelo setor público, Afif chegou ao governo federal como uma escolha pessoal de Dilma. Ele já era cotado para integrar o primeiro escalão ainda antes da criação da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, com status de ministério e ligada diretamente à Presidência.

Afif foi anunciado ministro em maio de 2013 sob elogios da presidente DIlma Rousseff. Horas antes da oficialização, ela disse a uma plateia de comerciantes em São Paulo que ele “colocou na pauta do país” o apoio às micro e pequenas empresas, “questão estratégica e imprescindível para o futuro e para o presente do país”, nas palavras da presidente.

Destacou a participação dele, ainda durante o governo de Luiz Inácio Lula da Silva, na aprovação do Estatuto da Microempresa e do Simples Nacional.

Em sua posse, Afif voltou a atacar a burocracia, ressaltando que a dificuldade para criar, fechar ou manter a regularidade de empresas no país era como o “colesterol”.
“Tem o bom e tem o ruim. O bom é o serviço público exemplar, é aquele que lubrifica as artérias, permitindo o fluxo. O ruim é aquele que entope, atrapalha o desenvolvimento do país. É esse que vamos combater, a má burocracia”, afirmou, acrescentando que o excesso de procedimentos “é o grande biombo da corrupção”.

No cargo de ministro, Afif deu início a processos de simplificação. Um dos principais foi o lançamento, neste ano, do site Empresa Simples, que facilitou o fechamento de firmas com a integração dos sistemas das juntas comerciais estaduais e dispensa das certidões negativas de débitos tributários, previdenciários e trabalhistas.

Em agosto, o governo obteve êxito na ampliação do Simples, que unifica, em um único boleto, o recolhimento de oito tributos municipais, estaduais e federais. O sistema, que alcançava 42 setores, foi expandido para mais de 140 atividades em empresas com faturamento de até R# 3,6 milhões por ano.

Natural de São Paulo e atualmente com 70 anos, Afif Domingos é casado e tem quatro filhos. Formado em Administração, iniciou a vida profissional como empresário e chegou a presidir a Associação Comercial de São Paulo e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo.

Em 2005, foi um dos articuladores da criação do “impostômetro”, aparelho eletrônico que mede a arrecadação tributária federal.

Começou a carreira política como secretário de Agricultura e Abastecimento do estado de São Paulo na gestão do ex-governador Paulo Maluf. Foi deputado federal constituinte pelo Partido Liberal (PL) em 1986. Três anos depois, candidatou-se à Presidência da República e terminou a disputa em sexto lugar.

Em 1998, filiado ao PFL, assumiu a Secretaria de Planejamento do município de São Paulo, cargo no qual permaneceu por poucos meses. Candidatou-se se êxito ao Senado Federal, por duas vezes, em 1990 e em 2006.

De 2007 a 2010, foi secretário de Emprego e Relações do Trabalho, na gestão de José Serra (PSDB). Pouco mais de um ano após tomar posse como vice-governador na chapa encabeçada por Geraldo Alckmin, anunciou sua desfiliação do DEM para entrar no PSD de Gilberto Kassab.

Fonte: G1

Deixe um comentário!