Afif defende Crescer Sem Medo em reunião de prefeitos

7 de março de 2016
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

Santo André – O presidente  do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, afirmou nesta segunda-feira (7) que as mudanças previstas no projeto Crescer Sem Medo trarão efeitos benéficos para os municípios, já que contribuirão para a geração de emprego e renda, além de não prejudicar a arrecadação.  “A Receita e o Confaz fizeram uma campanha contra o Crescer Sem Medo, alegando perdas de arrecadação e no Fundo de Participação dos Municípios, o que não é verdade.  O projeto vai contribuir para que as empresas deixem de ter medo de crescer, como ocorre hoje, e isso vai ampliar a formalização interna”, disse o  presidente do Sebrae, que falou também sobre a simplificação e alternativa de crédito para pequenos negócios na Reunião Ordinária da Assembleia Geral do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, realizada em Santo André (SP).

Afif ressaltou ainda que a arrecadação do Simples é um dinheiro que entra com um baixo custo e de forma rápida no caixa dos municípios, já que não fica mais do que dois dias retido após o recebimento. “Quem não gosta muito é a máquina fiscal dos municípios, que perde poder”, destacou.  Segundo ele, em 2015, enquanto a arrecadação total da Receita apresentou uma queda de 4,66%, o Simples apresentou um crescimento de 2,92%. Afif ressaltou ainda a geração de empregos nos pequenos negócios. Enquanto as médias e grandes empresas fecharam 1,3 milhão de vagas entre 2011 e 2015, as micro e pequenas empresas registraram um saldo positivo de 4,7 milhões de postos de postos de trabalho no mesmo período.

Na reunião com prefeitos, o presidente do Sebrae revelou que o projeto do Sebrae é implantar uma política de livre mercado para os pequenos negócios, começando com os países Mercosul, com o objetivo de ampliar o comércio externo desse segmento. “Pequenas empresas do ABC, por exemplo, poderão fazer negócios diretamente com empresas da Argentina”,  ressaltou.

O encontro contou com a participação do presidente do Consórcio, Luiz Marinho, prefeito de São Bernardo do Campo; do presidente do Conselho Diretor da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, o prefeito de Mauá, Donisete Braga; do prefeito de Santo André, Carlos Alberto Grana; do prefeito de São Caetano do Sul, Paulo Pinheiro;  e da vice-prefeita de Rio Grande da Serra, Marilza Oliveira.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

Deixe um comentário!