Afif apresenta medidas para reduzir burocracia

25 de outubro de 2013
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

Nesta sexta, 25, o ministro Guilherme Afif participou do quarto fórum Efe Café da Manhã, em São Paulo. O evento – o quarto de uma série organizada pela Agência Efe – reuniu empresários, jornalistas e políticos e foi moderado pelo presidente da Associação de Correspondentes Estrangeiros de São Paulo, Pablo Giuliano.

No encontro, Afif apresentou aos participantes as conquistas do “Simples” e as propostas da Secretaria da Micro e Pequena Empresa como o programa “Jovem Aprendiz”. Ele também reiterou que o governo está empenhado em reduzir a atual burocratização do setor.

Uma das iniciativas apresentadas por Afif foi a redução do prazo de abertura de pequenas e médias empresas de 180 para cinco dias. “A principal missão é essa, com efeitos colaterais positivos”, disse o ministro. Chamado de “Pensar Simples”, o programa pretende criar um portal eletrônico para que as micro e pequenas empresas possam homologar sua abertura ou fechamento em um prazo máximo de cinco dias. A ideia será implementada ao longo do próximo ano.

Outra proposta para combater a “alta carga burocrática” do País é a criação de um “processo único de abertura de pequenas e médias empresas baseado na utilização de certificados digitais para contratos e declarações eletrônicas” para que o pequeno empresário possa cumprir as exigências por meio de um único procedimento sem precisar “peregrinar” entre diversas instâncias.

Fonte: Agência EFE
Foto: Agência EFE/Sebastião Moreira

Deixe um comentário!