Mutirão negocia dívidas de consumidores

26 de abril de 2012
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

Quem mora em São Paulo, tem dívidas e está com o nome nos serviços de proteção ao crédito tem uma oportunidade de ficar em dia com os pagamentos e limpar o nome. É só ir até o estacionamento do Shopping Metrô Itaquera, onde começou nesta quarta-feira (25/4) o mutirão Acertando suas Contas, promovido pelo SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), da Associação Comercial de São Paulo.

“O Acertando suas Contas aproxima credores e devedores, eliminando os intermediários. O problema da dívida é uma agonia para os consumidores, que ficam sem crédito”, afirma Guilherme Afif, que foi até o local conhecer a campanha. No mutirão de 2011 foram feitas mais de 16 mil renegociações de dívidas, além de orientação financeira a mais de 100 mil famílias.

Participam da campanha representantes de empresas e de bancos, que negociam as dívidas com os clientes e facilitam os pagamentos. Lá os consumidores também podem receber dicas sobre finanças e se candidatar a vagas de emprego. Os trabalhadores informais são orientados sobre como regularizar suas atividades e se tonar um MEI (Microempreendedor Individual).  O serviço termina no próximo sábado (28).

Afif conta que ouviu depoimentos de pessoas que há mais de dois anos tentam pagar suas dívidas e não conseguem. “Elas chegaram aqui e já resolveram: liquidaram o débito pela metade do valor, até menos, e saíram satisfeitas. E aqui, ao lado do Poupatempo, uniu-se um grande centro que busca resolver o problema do cidadão”.

Para ele a iniciativa pode ser expandida, criando-se um posto permanente de conciliação com a presença do Poder Judiciário para solução de ações pendentes. “Isso resolveria o problema do cidadão e descongestionaria a justiça”, disse Afif.

Serviço: portal Acertando suas Contas

 

 

Deixe um comentário!