Simplificação é desafio para os municípios

25 de abril de 2017
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

Brasília – O Sebrae vai atuar ao lado de todos os prefeitos e governadores para contribuir com a simplificação do país. O desafio foi proposto pelo presidente da instituição, Guilherme Afif Domingos, na abertura do IV Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS), nesta terça-feira (25), no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília, que reúne gestores municipais de todas as regiões até a sexta-feira (28).

“Hoje, não tenho dúvidas, o Brasil está do lado complicado”, destacou Afif, ao fazer uma comparação sobre o que é simples e o que é complicado. “O que é simples é rápido, o que é complicado é lento; o que é simples beneficia milhões, o que é complicado prejudica milhões; o que é simples é unanimidade, até porque hoje ninguém é contra a simplificação de processos, o que é complicado é extremamente polêmico; o que é simples atrai, o que é complicado afasta”, disse o presidente do Sebrae, acrescentando que o grande desafio é a formalização simplificada como garantia de crescimento econômico.

Durante a abertura do EMDS, Afif destacou ainda a importância das micro e pequenas empresas no desenvolvimento local e regional. Segundo ele, é imprescindível que os gestores elaborem leis e ações que facilitem e incentivem o empreendedorismo no Brasil. “O Brasil de cima para baixo não deu certo. O que vai dar certo é o Brasil de baixo para cima. Não existe governo ruim para um povo organizado. Não podemos desprezar essa crise, ela tem que ser mobilizadora da sociedade”, ressaltou, lembrando que no primeiro trimestre deste ano apenas as micro e pequenas empresas apresentaram um saldo positivo de geração de empregos.

Para o presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Márcio Lacerda, a proposta da entidade é disponibilizar para os gestores um espaço de debates e acesso a experiência. “No momento de restrições orçamentárias, impõe-se aos prefeitos a busca por ações inovadoras, a reinvenção do financiamento e da governança das cidades”.

Também participaram do evento o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, e os ministros Dyogo Oliveira (Planejamento), Bruno Araújo (Cidades), Gilberto Kassab (Ciência e Tecnologia) e Ricardo Barros (Saúde).

O que é

O EMDS é considerado o maior evento de sustentabilidade urbana do país, e tem como objetivo discutir soluções para desenvolver a economia das cidades brasileiras, entre elas, o empreendedorismo. Nessa ano foi eleito como tema novas formas de financiamento e de governança das cidades. O Sebrae  é um dos realizadores do evento, em parceria com a Frente Nacional dos Prefeitos (FNP). A expectativa é que cerca de dez mil pessoas, entre elas mais de 500 prefeitos, participem dos quatro dias de atividades.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

Deixe um comentário!